Butantan investiga desaparecimento de filhote de cobra naja de laboratório em SP

Serpente desapareceu do laboratório de pesquisas do instituto há três semanas. A suspeita é de que animal tenha acessado um ralo e morrido

Por Karina Crisanto

Butantan investiga desaparecimento de filhote de cobra naja de laboratório em SP
Fachada do centro de pesquisa biológica Instituto Butantan
Rovena Rosa/Agência Brasil

Um filhote de serpente naja desapareceu do Laboratório de Herpetologia, do Instituto Butantan, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, há cerca de três semanas. O sumiço da cobra está sendo investigado. 

Segundo o Instituto, o laboratório fica distante do Parque da Ciência e dos museus. “Não houve fuga do filhote de cobra na área de visitação pública”, informou o Butantan em nota enviada à Band. 

O órgão reforça que o laboratório é frequentado apenas por profissionais e pesquisadores. Além disso, em casos como esse, um plano de contingência é acionado e, também, foi instaurado uma apuração interna para investigar o desaparecimento da serpente. 

Câmeras de segurança não mostram o animal fora do laboratório de herpetologia e há a suspeita “que ela tenha entrado no ralo interno do laboratório e, daí, nos encanamentos, morrido”. 

Segundo o Instituto Butantan, armadilhas foram colocadas no entorno do laboratório, porém, até o momento, nada foi localizado. O órgão pontua que possui soro contra o veneno da serpente. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais