O Hospital Israelita Albert Einstein, onde Silvio Santos estava internado desde o início de agosto, em São Paulo, divulgou na manhã deste sábado (17) a causa da morte do apresentador de 93 anos, que estava internado desde o início do mês. Segundo o boletim médico, foi “em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)”.
A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.
Ela pode ser localizada em apenas alguns pontos de enfoque dos pulmões ou pode afetar todo o órgão, atingindo até mesmo a pleura, um tecido que reveste os pulmões e que permite que ele deslize com maior facilidade pela caixa torácica.
A broncopneumonia pode ser causada por conta de um vírus, um fungo ou mesmo uma bactéria que afete os pulmões, causando uma inflamação que aumenta até que a broncopneumonia se instale no órgão inteiro.
A condição também pode surgir em decorrência de outros problemas e condições pulmonares que não foram tratados corretamente.
É o caso, por exemplo, de uma gripe ou mesmo de uma infecção por Covid-19, que se não for bem acompanhada, pode evoluir até que a infecção afete outras estruturas do pulmão, resultando na broncopneumonia.
Geralmente, a broncopneumonia é um ponto de atenção para pacientes internados em UTIs, uma vez que eles podem ter maiores chances de desenvolver as condições necessárias para que esse quadro médico aconteça, especialmente se fizerem o uso de aparelhos respiratórios.
Entre os principais sintomas de broncopneumonia, podemos destacar:
- tosse;
- tosse com catarro;
- falta de ar;
- dificuldade para respirar (dispneia);
- lábios e extremidades que ficam mais azuladas;
- febre alta;
- suor;
- calafrios;
- fraqueza;
- cansaço.
O tratamento da broncopneumonia pode envolver o uso de medicamentos variados, que vão desde anti-inflamatórios para aliviar a inflamação ou mesmo antibióticos para tratar a condição, caso a condição seja causada por uma bactéria.