Brasileiros que moravam na Ucrânia embarcam em avião da FAB na Polônia

Além de repatriar 40 brasileiros que moram na Ucrânia, o governo vai resgatar 23 ucranianos e um polonês

Da redação

Brasileiros que estavam na Ucrânia embarcaram, hoje, no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) em operação de repatriação. Alguns deles mandaram imagens do momento em que saíram de Varsóvia, na Polônia, onde a aeronave pousou nesta quarta-feira, 09. Um dos resgatados, Albanir Roberto Szymanski, falou sobre a expectativa para chegar ao Brasil.

“A expectativa, agora, é chegar ao Brasil, descansar um pouquinho e pensar em retornar, depois, para ajudar esse povo ucraniano. Um grande abraço a todos! Obrigado pelo apoio de todos aqui do Itamaraty também. Que deus nos acompanhe nesta viagem”, disse brasileiro resgatado em vídeo enviado à Band.

O voo deve chegar à Brasília amanhã por volta das 13h. Além de repatriar 40 brasileiros que moram na Ucrânia, o governo vai resgatar 23 ucranianos e um polonês, que já conseguiram visto humanitário para desembarcarem em solo brasileiro.

Também serão trazidos seis cachorros, pertencentes às famílias – os donos foram dispensados pelo governo brasileiro de apresentarem o Certificado Veterinário Internacional.

Além da operação de resgate, o avião KC-390 Millennium, maior avião militar do Hemisfério Sul, também levou 11,6 toneladas de doações para a Ucrânia. Ao todo, são 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, 50 purificadores de água e meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos. Também foram levados 20 mil itens médicos para assistência às vítimas.

O KC-390 já foi empregado em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021). A Operação Repatriação é uma ação interministerial, entre as pastas da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa (MD), Relações Exteriores (MRE) e Saúde (MS).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais