Brasileiros pedem ajuda à Embaixada na Ucrânia

Exército da Ucrânia publicou um mapa com os principais abrigos no país

Da Redação

Estudantes, empresários e jogadores de futebol estão entre os muitos brasileiros que já solicitaram ajuda a Embaixada da Ucrânia no país. 

Ainda não há informações de quantas pessoas vivem na região atingida pela invasão russa. A comunidade brasileira na Ucrânia é estimada em 300 pessoas, segundo registros oficiais. 

O cônsul da Ucrânia em Curitiba Mariano Czaikowski afirma que o consulado está atento para auxiliar qualquer pessoa que precise de ajuda no país atingido. 

“Lá tem jogadores, famílias de jogadores, empresários, estudantes que estão em contato com a Embaixada do Brasil, que está atendendo essas pessoas”, afirma. 

A embaixada brasileira em Kiev pede que os brasileiros procurem um lugar em segurança “longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica”.

A recomendação feita em um comunicado publicado nessa quinta-feira (24) é para que cidadãos brasileiros saiam da Ucrânia, se possível. 

“A embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local”, diz o comunicado. 

O Exército da Ucrânia publicou um mapa com os principais abrigos no país. As orientações foram distribuídas de forma impressa e estão também disponíveis na internet

Íntegra da nota da Embaixada do Brasil em Kiev

"Prezados brasileiros, após uma série de ataques a alvos militares e estratégicos por todo o país, a situação na maior parte das regiões ucranianas é no momento relativamente estável. Nesse contexto, a embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local.

Aos brasileiros em Kiev, a recomendação das autoridades ucranianas, no momento, é não sair, tendo em conta grandes engarrafamentos nas saídas da cidade. Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada.

Os brasileiros nas regiões na margem esquerda do rio Dnipro (leste do país) que não puderem seguir viagem para oeste por meios próprios ou de modo seguro devem deslocar-se para Kiev e contatar a embaixada assim que possível pelo plantão consular +380 50 384 5484. Solicita-se que o número seja utilizado apenas em caso de necessidade extrema. Orientações à comunidade continuarão a ser transmitidas por este canal (Telegram e Facebook).

Aos brasileiros que não puderem deixar o país de modo seguro, a embaixada orienta a procurar um local seguro para o momento, longe de bases militares, instalações responsáveis pelo fornecimento de energia e internet e áreas responsáveis pela produção de energia elétrica."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais