Brasileiros na Faixa de Gaza relatam problemas de saúde

Com o sinal de internet restabelecido na região, Embaixada informou que grupo passará por consulta virtual

Da redação

Brasileiros na Faixa de Gaza relatam problemas de saúde
Casa destruída após ataque aéreo na cidade de Khan Younis, em Gaza
REUTERS/Mohammed Salem

Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza relataram problemas de saúde de algumas pessoas do grupo. A Representação do Brasil na Palestina monitora 34 pessoas que aguardam a abertura da passagem humanitária de Rafah para deixar a região do conflito. 

Em mensagens enviadas ao Grupo Bandeirantes, o embaixador Alessandro Candeas informou que algumas pessoas estão gripadas, outras com problemas nos olhos. O diplomata ainda relata a escassez de água e gás em Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza. 

“Faltam água e gás em Khan Younes. Há muitos mosquitos, alguns estão gripados, as crianças do Hasan (palestino-brasileiro) estão com problemas nos olhos”, declarou o embaixador Alessandro Candeas à Band. 

Com a volta da internet na Faixa de Gaza e sem acesso a hospitais, Alessandro Candeas afirmou que essas pessoas passaram por consultas virtuais. “Conseguimos um médico árabe de Jerusalém que vai fazer atendimento à distância para o Hasan e os brasileiros”, declarou o embaixador. 

No total, 34 pessoas, sendo 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos familiares próximos que darão início à imigração, aguardam pela repatriação do governo federal. Desse total, 18 são crianças e 10 são mulheres. 

O avião cedido pela presidência segue no Cairo para, assim que houver acordo entre as autoridades envolvidas no conflito, repatriar os brasileiros quando cruzarem a fronteira entre Gaza e o Egito.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais