A Representação do Brasil na Palestina informou na tarde deste sábado (28) que conseguiu entrar em contato com o grupo de brasileiros que está Khan Younes, no sul da Faixa de Gaza. Mais cedo, as autoridades conseguiram contato com o segundo grupo de nacionais, que estão em Rafah.
Segundo a representação brasileira no território palestino, todos os brasileiros estão bem, com alimento, água e gás para os próximos dias.
“Conseguimos hoje contato com os brasileiros de Rafah e Khan Younes. O motorista contratado pelo nosso escritório também foi a Khan Younes verificar in loco a situação. Apesar do clima permanente de tensão e medo, todos os brasileiros estão bem, com alimento, água e gás para os próximos dias”, declarou o embaixador Alessandro Candeas.
Ele afirmou que os brasileiros pediram para que a Embaixada comprasse mais mantimentos e reforçou que, com o contato restabelecido com os cidadãos, continua monitorando a situação dos dois grupos no sul da Faixa de Gaza.
A internet na região caiu na região após a principal empresa de telefonia palestina, a Jawal, cessar os serviços de telefonia devido aos bombardeios. Segundo a empresa, o último bombardeio destruiu as rotas de internet e fez o serviço de telecomunicações ser interrompido.
No total, 34 pessoas, sendo 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos familiares próximos que darão início à imigração, aguardam pela repatriação do governo federal. Desse total, 18 são crianças e 10 são mulheres.