O primeiro avião da Força Aérea repatriando brasileiros Israel decola nesta terça-feira (10) com 230 passageiros. Rogério Silva, que estava em Jerusalém e foi surpreendido pelos ataques do grupo Hamas e o início da guerra no país mostrou o começo da decolagem para o BandNews TV.
“Graças a Deus todos estão acomodados e cumprindo os protocolos para decolagem da aeronave. Graças a Deus o embaixador aqui em Israel nos acompanhou, teve participação muito importante para voltarmos ao Brasil”, celebrou.
O avião decolou de Natal, no Rio Grande do Norte, neste domingo (08). Ainda na segunda-feira (09), o governo brasileiro decidiu enviar uma segunda aeronave que será utilizada na operação Voltando em Paz e espera repatriar, até o próximo sábado (13), 900 pessoas que estão na região de guerra entre o governo de Israel e o Hamas.
Ao todo, cinco voos vão descer em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro trazendo brasileiros que querem deixar a zona de confronto. São quatro aviões KC-30 e um KC390 da Força Aérea Brasileira, que devem trazer de 60 a 210 passageiros. De acordo com o governo brasileiro, cerca de 1.700 pessoas que estão em Israel entraram em contato com a embaixada do Brasil em Tel Aviv pedindo para voltar para o país.
Além deles, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em outros locais que ficam próximos da zona de conflito.