“Não há nenhuma questão que coloque em risco uma potencial parceria entre Brasil e Estados Unidos em relação ao meio ambiente”, diz Ricardo Salles. O ministro diz que os dois países terão reuniões semanais para discutir as questões climáticas.
O ministro do Meio Ambiente participou de uma reunião na última quarta-feira (17) com o secretário americano John Kerry.
Ele diz ainda que a administração de Biden quer trabalhar em uma parceria construtiva com o Brasil, e que ambos os países estão frustrados com o Acordo de Paris. Um dos fatores de insatisfação seria a falta de regulamentação para a comercialização de créditos de carbono.
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, também estiveram presentes no encontro.
Kerry fez uma postagem positiva sobre a reunião no Twitter. “Enfrentar a crise climática requer o tipo de grandes impactos que só podem ser alcançados por meio de parcerias globais. Boa conversa ontem sobre cooperação climática, liderança do Brasil e crescimento econômico sustentável com Ricardo Salles, Ernesto Araújo e Todd Chapman”, escreveu.
O ministro do Meio Ambiente foi diagnosticado com a Covid-19 e se recupera em casa.
Ricardo Salles foi entrevistado por Christiano Panvechi, Cláudio Humberto e Lana Canepa no Bastidores do Poder.