Moradores da região de fronteira flagraram o momento de uma perseguição e tiros no ar. Se tratava de um avião de pequeno porte, que entrou no espaço aéreo brasileiro de forma clandestina, e detectado pela inteligência da Polícia Federal.
Dois caças A29 super tucano decolaram. Apesar da Força Aérea comunicar via rádio para o piloto do avião fazer um pouso de emergência, ele desobedeceu e tiros de aviso foram disparados. “É o Exército atirando nos caras”, disse um morador.
A aeronave que saiu da Bolívia foi interceptada pela Força Aérea Brasileira, a suspeita é de que trazia drogas do país vizinho ao território brasileiro.
Também em região de fronteira no Norte do país, um primeiro aviso foi feito para um piloto de outra aeronave clandestina repassasse informações para a FAB, O avião invasor sobrevoava uma área a 100 km de Boa Vista, em Roraima, que tem o trânsito aéreo protegido desde fevereiro de 2022 como medida emergencial para expulsar garimpeiros ilegais que atuavam na região.
As imagens mostram que a FAB ordena que a aeronave mude a rota, mas o piloto do avião clandestino desobedeceu ao comando e, por isso, os militares efetuaram disparos. O avião não tinha autorização para fazer voos.