O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, diz que aguarda nos próximos dias resultados de sequenciamento genético para saber se a variante indiana do coronavírus já circula pela cidade.
"Há 20 dias que todos os testes de amostragem nos 96 distritos da cidade de pessoas que testaram positivamente para a Covid-19 nós enviamos para o Instituto Butantan e também para o Instituto de Medicina Tropical da USP para que possa ser feito o sequenciamento genético e a gente ter a confirmação de qual o tipo de variante é o vírus que está circulando na cidade de São Paulo. Nós devemos receber os resultados nos próximos dias", explicou ele.
Aparecido pede medidas preventivas para evitar uma terceira onda da Covid-19 com a chegada da nova cepa. Ele lembra que o vírus P1, encontrado em Manaus, contribuiu para o aumento de mortes na segunda onda.
O secretário municipal de Saúde da capital paulista se reuniu neste sábado com o ministro Marcelo Queiroga, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, e representantes da Anvisa. No encontro, ele fez sugestões para o controle do vírus.
Uma das ações propostas é a parceria com a Polícia Rodoviária Federal para triagem em terminais rodoviários e aeroportos em busca de sintomáticos, com testagem e medição de temperatura.
Em caso positivo do exame, os pacientes deverão ser isolados por dez dias, a partir do início dos sintomas. Acompanhantes deverão ser monitorados no período de 14 dias.