Senacon abre processo para investigar alegações da Enel sobre apagão em SP

Empresa respondeu à notificação do órgão com esclarecimentos sobre as falhas no abastecimento de energia elétrica em São Paulo e os canais de comunicação com consumidores

Thayane Melo

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, decidiu abrir um processo administrativo para investigar os fatos e solicitar provas das alegações feitas pela concessionária Enel. Em nota, o órgão informou que quer comprovar a eficácia dos canais de comunicação e do atendimento aos consumidores prejudicados pelas falhas no abastecimento de energia elétrica em São Paulo.

A empresa foi questionada formalmente pela Senacon sobre o impacto para os clientes, os canais de atendimento e os planos emergenciais para restabelecimento da energia. Uma resposta parcial foi apresentada, com pedido de prorrogação do prazo para alguns dos itens, como o diagnóstico detalhado do evento e o impacto nas operações. A secretaria concedeu tempo adicional de cinco dias.

A secretaria também vai avaliar as medidas preventivas da empresa, considerando que eventos climáticos são recorrentes e previsíveis. Estão em análise, ainda, o plano de contingência, a reparação aos consumidores prejudicados após episódios já ocorridos em 2023 e em 2024, a manutenção da rede, incluindo a poda de árvores, e possíveis falhas na prestação do serviço.

Impacto e diagnóstico

Em resposta à Senacon, a Enel justificou que a interrupção de energia foi causada por um fenômeno climático severo em 11 de outubro, com ventos de até 107,6 km/h. A tempestade, segundo a justificativa, afetou diretamente as regiões Oeste e Sul da capital e causou o desligamento de 17 linhas de alta tensão, a danificação de 11 subestações e a perda de 221 circuitos de média tensão.

A Enel informou que manteve seus canais de atendimento operacionais durante toda a crise e afirmou que já iniciou ações para mitigar os impactos para os temporais previstos para este fim de semana. Segundo a concessionária, mil equipes foram colocadas em campo. 

A concessionária de energia alegou que uma infraestrutura composta por 500 grupos geradores e subestações móveis para emergências. 

Nova queda de energia 

A capital paulista e a região metropolitana voltaram a registrar pontos de queda de energia elétrica após a chuva deste sábado (19), que atingiu boa parte do estado de São Paulo. Há registros de falta de luz em bairros como Pinheiros (zona oeste) e Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro (zona sul). 

Por volta das 14h, a concessionária Enel divulgou balanço que aponta que 111.519 imóveis estão sem fornecimento no estado. Na sexta-feira (18), quando a empresa informou que havia restabelecido a energia para todos os afetados pelo temporal da semana anterior, havia cerca de 36 mil clientes sem luz

A capital continua sendo a cidade com mais imóveis sem energia, com 65.760. Em seguida aparece Cotia, com 12.179. 

 

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