Vigilância sanitária indica liberação do uso de máscaras ao ar livre em SP

Estudo apresentado ao governo paulista aponta queda nos números de casos de covid-19 no estado

Maira di Giaimo, do Jornal da Band, com Brasil Urgente e Jornal da Band

O estado de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (9) a liberação do uso de máscaras ao ar livre. A tendência é que a medida passe a valer já a partir da tarde, horas após o anúncio.

A medida foi indicada após um estudo da Vigilância Sanitária que mostra uma queda nos números de casos de covid-19 no estado.

“Nós estamos com os menores números de incidência tanto de casos de síndrome respiratória aguda grave, de internações e de óbitos. São número inferiores a abril de 2020, e foi dentro desse quadro epidemiológico e assistencial, temos apenas 21% dos leitos de UTI ocupados e 8% do leitos de enfermaria de covid”, disse Edson Aparecido, secretário municipal de saúde de São Paulo, em entrevista ao Brasil Urgente.

Edson também afirmou que o estudo foi repassado ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e também ao vice-governador, Rodrigo Garcia.

“Com esses números, a vigilância indicou esse estudo ao prefeito Ricardo Nunes, que encaminhou ao vice-governador Rodrigo Garcia, que nós já poderemos retirar imediatamente o uso da máscara em ambientes externos, ruas, parques. Mas mantendo o uso da máscara em ambientes internos, como o transporte coletivo”, explicou.

Sobre uma possível retirada da obrigação do uso de máscaras em locais fechados, como ambientes de trabalho, transporte público e escolas, o secretário municipal de saúde diz que a medida só será possível com o avanço da vacinação no estado. A tendência é que o uso da proteção facial siga obrigatória nessas condições.

"Na medida que a gente avança tanto na aplicação da terceira dose, alcançando algo em torno de 90% da população, ai sim a gente teria as condições necessárias e seguras ´para que também em ambiente interno a gente pudesse liberar as circulação das pessoas sem o uso da máscara", afirmou.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.