Prefeito de SP vê cidade mais segura com uso do sistema Smart Sampa

Ricardo Nunes conversou com Joel Datena no Brasil Urgente desta sexta-feira (10)

Da redação

Prefeito de SP vê cidade mais segura com uso do sistema Smart Sampa
Ricardo Nunes
Reprodução

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, afirmou que vê a cidade mais segura com o uso do sistema de segurança Smart Sampa. 

Em conversa com Joel Datena no Brasil Urgente, Nunes disse que São Paulo tem 23 mil câmeras sendo usadas pelo sistema e que em breve serão 40 mil câmeras.

“Nesses últimos 30 dias está dando uma média de um preso por dia. Todo dia um preso. Hoje nós temos 23 mil câmeras e vamos ter 40 mil câmeras. Bandido foragido é melhor ir embora de São Paulo porque ele vai ser pego. Não tem como ele passar ileso por mais de 20 mil câmeras.", disse.

O prefeito também afirmou que o sistema já ajudou a identificar 29 pessoas que estavam desaparecidas e que voltaram para o convívio de suas famílias. 

Nesta sexta-feira, a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo prendeu um homem acusado de estuprar pelo menos 17 mulheres. A prisão foi feita graças ao sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa.

O homem foi condenado em 2006 e cumpriu pena até 2015, mas teve a prisão revogada e passou a executar a pena em prisão domiciliar. Em outubro de 2024, ele teve a detenção domiciliar revogada e deveria voltar para a cadeia, mas não retornou.

“Ele voltou para onde nunca deveria ter saído, que é para atrás das grades”, pontuou Nunes.

De acordo com informações da polícia civil, o acusado tem 52 anos, é natural de Mar Vermelho, no Alagoas, e foi condenado a 73 anos de prisão pelo crime de estupro. 

Ainda segundo a polícia, o agressor atuava, na maioria das vezes, em Guarulhos, e esperava as mulheres em pontos de ônibus. Encapuzado e armado com uma faca, ele forçava as vítimas a irem até um matagal na região. 

Cerca de 380 foragidos já foram recapturados graças ao sistema de inteligência. Apenas nos primeiros dias de 2025, foram 66 presos, sendo 12 em apenas um dia.

Tópicos relacionados