A polícia Federal realizou a maior apreensão de cocaína da história na região amazônica.4 toneladas da droga foram encontradas. A cidade é Tabatinga, do lado brasileiro, vizinha a Letícia, na Colômbia, e a Santa Rosa de Yavari, no Peru. Três pessoas foram presas e um fuzil apreendido.
Tabatinga fica na rota do rio, um caminho do tráfico internacional de drogas que vive uma guerra porque o PCC tenta tomar o domínio da logística na região amazônica, hoje nas mãos do Comando Vermelho.
Em maio, outras duas toneladas da droga já haviam sido apreendidas no Rio Solimões. Toda a movimentação dos traficantes acontece pelos rios. 50kg de cocaína foram encontrados com um casal depois de uma denúncia.
São vários grupos de traficantes que atuam na rota do tráfico internacional de drogas na tríplice fronteira, normalmente ligados ao Comando Vermelho ou ao PCC, que hoje travam uma guerra para pelo monopólio da cocaína que passa por ali pra ser distribuída em estado brasileiros e ser enviada para Europa por portos do Ceará e Rio Grande do Norte.