Policiais encontraram um carro usado como 'central de golpes' em uma praça de pedágio na Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Segundo a polícia, o veículo era equipado para enviar mensagens com links que, quando acessados, roubavam dados pessoais e bancários das vítimas.
O motorista chegou a negar que o equipamento era usado para a fraude e que era apenas um funcionário de uma empresa de telefonia, mas não explicou qual. Ele foi ouvido e liberado. O material e o carro foram apreendidos e levados para perícia.
Há menos de um mês, em São Paulo, outro homem foi preso usando os mesmos equipamentos. A polícia suspeitou de um carro, que circulava pela Zona Leste e, ao abordarem o motorista, a surpresa com a central do golpe móvel.
O delegado Alexandre Bento explica detalhes de como o golpe funcionava. "Quando a pessoa clica, ela vai digitar conta bancária, senha e dados do cartão, tudo isso vai para uma outra central. A partir daí eles começa a fazer as fraudes e a subtração de valores das contas bancárias das vítimas", diz.
A central móvel de golpes funcionava sozinha, bastava o motorista ligar o carro e dirigir pelas ruas, que o equipamento fazia o disparo das mensagens. Outros aparelhos poderiam sofrer danos caso chegassem muito perto.
Carro era equipado para disparar golpes
Reprodução/Brasil Urgente