O desabamento de parte das obras da futura estação Santa Marina do metrô de São Paulo, na manhã desta terça-feira (1º), causou danos ao trecho da Marginal Tietê nas proximidades.
Durante a tarde, o Brasil Urgente registrou parte da via cedendo na pista local, já fechada. A nova queda levou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego, ligada à Prefeitura de São Paulo) a fechar também a pista central.
Segundo Hemilton Inouye, diretor de operações da CET, a circulação na pista central havia sido liberada pela Acciona, empresa responsável pelas obras da linha 6-laranja do metrô – entre elas, a da estação Santa Marina.
“Teve uma avaliação da empresa responsável pela obra do túnel do metrô. Ela informou que tinha condições de segurança, e nós liberamos (a circulação na pista central) com base nessa avaliação técnica por parte deles. Imediatamente após essa situação que começou o desmoronamento, nós fechamos novamente e cobramos da empresa uma reavaliação da situação em função do problema de segurança”, explicou Inouye por telefone ao Brasil Urgente.
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Desmoronamento em obras do metrô de São Paulo 1/9
Com a restrição das pistas local e central da Marginal Tietê sentindo Ayrton Senna, os motoristas podem usar apenas a pista expressa, além do acesso da pista central para a expressa. A restrição tenta diminuir o impacto de veículos pesados na área afetada pelo desabamento.
“Nós estamos lá com uma equipe grande desde o início dessa intervenção, e já fizemos uma série de intervenções preventivas de segurança. Fechamos no período da manhã os dois sentidos por medida de segurança, foi liberado o sentido para a rodovia Castelo Branco. À tarde, com essa situação, imediatamente quando foi constatado pelos agentes nossos, foi feito o bloqueio”, completou o diretor da CET.