Uma parte do asfalto da pista local da Marginal Tietê cedeu logo após a liberação da pista central da avenida e aumentou o buraco no local após o desmoronamento nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô.
Em entrevista ao Brasil Urgente, o diretor de operações da CET, Hemilton Inouye, afirmou que a liberação da pista central da Marginal Tietê aconteceu após uma avaliação da empresa responsável pela obra do túnel do metrô. Ela voltou a ser fechada após novos desmoronamentos.
"Ela informou que tinham condições de segurança. E nós liberamos baseado nessa avaliação técnica deles e imediatamente após essa situação, que começou o desmoronamento, nós fechamos novamente e cobramos da empresa uma reavaliação da situação", disse.
Mais cedo, a Prefeitura de São Paulo interditou as pistas, no sentido Ayrton Senna, na altura da Ponte do Piqueri, devido ao acidente. Apenas duas faixas da expressa estavam liberadas para circulação de veículos.
Segundo Paulo Galli, secretário de Transportes Metropolitano, houve o rompimento numa galeria de esgoto. Devido a isso, o túnel já cavado foi inundado pela água poluída. Segundo o gestor, a construtora já tinha conhecimento da rede de esgoto na região e que não houve choque do “tatuzão”, equipamento usado na escavação.
O capitão André Elias, do Corpo de Bombeiros, confirmou, em entrevista à Rádio Bandeirantes que não houve vítimas no acidente. Segundo ele, 50 trabalhadores estavam no local que foi atingido e todos saíram ilesos. Quatro foram encaminhados ao hospital por precaução após entrarem em contato com a água poluída.
“Nossa equipe de fiscalização já está no local para poder averiguar e ver o que aconteceu. Nós estamos fechando todo o perímetro para que evite qualquer outro tipo de acidente”, disse o secretário Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
“Só haverá a liberação [da Marginal Tietê] assim que tivemos toda a certeza que não terá nenhum tipo de problema e nenhum tipo de acidente”, completou o Major Alberto Luis Silva, da Defesa Civil de São Paulo.
O governador João Doria (PSDB) se pronunciou através de seu perfil em uma rede social. “Determinei apuração imediata das causas e elaboração de plano da concessionária responsável pela obra, junto à prefeitura da capital, para normalização do tráfego da Marginal rapidamente. E que as obras possam ser reiniciadas, com segurança, o mais breve possível”, escreveu.
A CET disse que o bloqueio foi realizado a pedido do departamento de engenharia do Metrô.
A Linha 6-Laranja está em construção e vai ligar o centro de São Paulo, na estação São Joaquim, até a região da Brasilândia, na zona norte. A previsão é de entrega em outubro de 2025, com um custo de R$ 15 bilhões.