Uma operação da Polícia Federal apreendeu avião, helicópteros e fuzis do PCC em um hangar na cidade de Americana, no interior de São Paulo.
Os agentes também apreenderam 3 pistolas, 1 fuzil, 2 motos e 6 carros, incluindo 2 picapes usadas para transportar drogas. Quatro suspeitos foram presos.
O hangar era usado para manutenção de helicópteros e pequeno aviões, para polícia, apenas uma fachada. O faturamento de verdade, de acordo com a investigação da operação Angarius, vinha do tráfico de drogas.
Há pouco mais de uma semana, um avião de pequeno porte foi interceptado pela Força Aérea Brasileira com meia tonelada. A droga produzida na Bolívia saiu do Paraguai e tinha como destino a região de Araraquara, no interior paulista, que faz parte da rota caipira do tráfico internacional de drogas. A suspeita é que depois o carregamento seguiria para o porto de Santos para ser enviado pra Europa.
Helicópteros e aviões de pequeno porte tem sido cada vez mais usados pelos traficantes porque podem voar abaixo do alcance dos radares, em voos fantasma, mas muito arriscados.
A mesma Força Aérea Brasileira abateu um avião no Mato Grosso do Sul. O bimotor, de pequeno porte, sobrevoava de forma clandestina o espaço aéreo brasileiro. Dois caças interceptaram e mandaram os pilotos pousarem. Sem resposta do piloto, os caças da FAB atiraram.
O bimotor fez um pouso forçado. Duas pessoas fugiram do local e deixaram para trás meia tonelada de pasta base de cocaína
Do lado paraguaio da fronteira, pistas de decolagem clandestinas foram detonadas pelo governo do país.