Dois postos de gasolina da Zona Oeste do Rio de Janeiro foram completamente destruídos durante a madrugada desta quinta-feira (11). A Polícia Civil investiga o caso e suspeita que há relação com uma disputa de milícias.
O fogo começou de madrugada e assustou quem passava pela Avenida Brasil, uma das principais vias expressas da cidade. A polícia já confirmou que bandidos da milícia "Bonde do Zinho" foram ao local para cobrar taxa dos funcionários. Mas os postos ficam em uma área controlada pelo "Bonde do Tandera", outra milícia. Os funcionários teriam se recusado a pagar a taxa, então criminosos teriam incendiado os estabelecimentos.
A guerra entre Zinho e Tandera começou depois da morte de Ecko em junho desse ano, em uma operação policial. Zinho é irmão de Ecko e rival de Tandera, um ex-aliado.
As duas milícias disputam controles de territórios. Em julho, Tandera conseguiu tomar pontos em Manguariba e Jesuítas. Mas recentemente Zinho tem lutado para retomar esses espaços.
O "Bonde do Zinho" também tem chamado atenção por causa de vídeos assustadores divulgados na internet. Os narcomilicianos andam pelas ruas da Zona Oeste com armas para fora do carro para intimidar moradores. As imagens parecem de terroristas do Oriente Médio, mas acontecem nas comunidades do Rio de Janeiro.