'Me deitei no chão para me proteger', diz brasileiro que vive em Israel sobre ataque do Irã

Marcel Berditchevsky, que é guia de turismo no país, contou que estava em um posto de gasolina quando os mísseis foram lançados

Da redação

O ataque de Irã em Israel, que aumentou a tensão no Oriente Médio nesta terça-feira (1º), surpreendeu a população israelense e o brasileiro Marcel Berditchevsky, guia turístico no país. Para o Brasil Urgente, ele conta que estava em um posto de gasolina quando o ataque com mais de 200 mísseis começou.

"Eu estava em um posto de gasolina, fui pego desprevenido porque a região que eu moro quase nunca é afetada, o foco dos ataques são as cidades grandes, como Tel Aviv e Jerusalém, mas logo as sirenes começaram", conta. 

Ele conta que precisou correr para um abrigo antiaéreo no intervalo dos ataques do Irã. "Eu estava na rua, corri para um quiosque do lado do posto de gasolina e me deitei no chão para me proteger. Quando o intervalo do lançamento dos dois lançamentos acabou, corri para casa e fui para o abrigo antiaéreo", diz. 

O guia turístico conta que as edificações são feitas para assegurar a vida dos moradores de Israel. "Aqui todas as casas, nos últimos 20, 30 anos, são obrigadas a ter um abrigo antiaéreo. A sociedade tem uma defesa natural, diferente de outros países, que não protegem seus civis", afirma. 
 

Tópicos relacionados