Um homem identificado como Cleilson Dantas de Sales, conhecido como ‘Mamão’, foi morto na última quinta-feira (15), durante um confronto com as forças de segurança em Juazeiro, no norte da Bahia.
De acordo com a polícia, ‘Mamão’ era operador de metralhadoras ponto 50 em ataques do novo cangaço, principalmente no nordeste do Brasil. Ele era constantemente convocado por organizações criminosas para operar armas de guerra e artilharia antiaérea durante assaltos a carros fortes e ataques a agências bancárias.
‘Mamão’ foi encontrado e morto em Juazeiro do Norte, na Bahia, mas era procurado também pela justiça nos estados do Maranhão, Paraíba e Pernambuco. Ele era apontado como um dos maiores assaltantes de Banco do Brasil.
O nordeste tem sido alvo frequente de ações do chamado novo cangaço. Pequenas cidades com menor efetivo policial são sitiadas por quadrilhas com dezenas de ladrões. Moradores são feitos reféns e batalhões da polícia são atacados com tiros de fuzil, principalmente de ponto 50, a mesma arma que era operada por mamão.