Uma enfermeira fingiu aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma paciente em uma UBS na zona sul de São Paulo. O flagrante foi feito pela filha de Aline Silveira, que registrava o momento da imunização.
A enfermeira higieniza o braço da auxiliar administrativo com algodão e aplica a seringa. Mas ela funcionária não aperta o êmbolo e não injeta a vacina.
"Aí, falei: Gabi vai pra tirar foto. Na hora da vacina, a enfermeira mandou eu sentar e minha filha veio por trás pra filmar. Ela fez todo o procedimento. Na hora de aplicar, dei uma olhadinha e vi que ela não injetou. Ela ainda mostrou a agulha. Falei, e ela disse: "É mesmo, foi que não foi". E pediu desculpas", contou Aline.
Foi aí que a enfermeira aplicou a vacina, dessa vez com uma nova agulha.
O caso foi registrado na UBS Zumbi dos palmares, na zona sul de São Paulo. Aline é hipertensa e se vacinou contra a covid-19 depois que um médico atestou a comorbidade.
Depois do episódio, Aline foi até a direção da unidade e ouviu dos responsáveis pela administração que a enfermeira, na verdade, não trabalha no posto. Ela apenas ajudava no mutirão de vacinação.
Em nota, a secretaria municipal de Saúde informou que a funcionária foi afastada de ações assistenciais, como a aplicação de vacinas.