Líder do Novo Cangaço, 'Patroa do PCC' é presa no dia em que começaria estágio no MP

Corregedoria do Ministério Público informou que tomou providências para a posse não ocorrer; chefe da quadrilha tinha aulas de tiro com CAC's

Por Lucas Martins

Patroa do PCC
Reprodução/Brasil Urgente

Conhecida como 'Patroa do PCC', Elaine Souza Garcia foi presa acusada de ser líder do Novo Cangaço, quadrilha que faz roubos a bancos e carros-forte pelo interior do Brasil. Ela foi detida no mesmo dia que assumiria a função como estagiária no Ministério Público em Itapeva, no interior de São Paulo. 

Em nota, a Corregedoria do MP informou que tomou providências para que a posse no cargo não acontecesse. De acordo com promotores do GAECO, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MP, o grupo era liderado pelo cunhado, mas foi assumido pelo marido com a morte dele. O marido, conhecido como 'Pantera', foi preso e, então, ela se tornou a 'patroa' do crime. 

Nas investigações, o MP encontrou um vídeo no celular de Elaine dela treinando tiro. A chefe do Novo Cangaço recebia instruções de Otávio Teodoro Magalhães, conhecido como 'Terrorista'. Com registro de CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), ele compra armas legalmente, mas negocia com criminosos. Ele também foi preso na operação do GAECO. 

Diálogos encontrados pelos promotores mostram que, além de coordenar os ataques do Novo Cangaço, a 'patroa' também dava ordens sobre o tráfico de drogas e a execução de inimigos.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.