Homem compra maconha na internet, não recebe e registra B.O contra traficante: "Agiu de má-fé"

Após a polícia tomar conhecimento do caso, ele foi intimado a prestar depoimento e pode responder por comunicação falsa de crime

Por Lucas Martins

Um homem, de 31 anos, registrou um boletim de ocorrência em Goiânia (GO) após pagar R$ 210 por 30 gramas de maconha e não receber a droga. O caso, ocorrido em 28 de fevereiro, chamou a atenção das autoridades pela inusitada iniciativa do comprador, que alegou ter sido vítima de um golpe.

No boletim de ocorrência, Brendhon Andrade Oliveira afirmou que o traficante "agiu de má-fé" ao não entregar a substância.

"Muito embora a atividade dele seja ilícita, e o uso da substância não seja considerado crime, a boa-fé nas relações deve ser mantida. Como isso não ocorreu, estou registrando o boletim para fins de averiguação desse sujeito criminoso, que tem passado a perna em cidadãos que fazem o uso recreativo da Cannabis e que, por vezes, precisam dela para fatores médicos, como é meu caso", declarou.

Após a polícia tomar conhecimento do caso, ele foi intimado a prestar depoimento e pode responder por comunicação falsa de crime. "Não existe relação comercial entre traficante e usuário! Vender droga é crime", afirmou o delegado Humberto Teófilo, da Central Geral de Flagrantes de Goiânia, que classificou o caso como "atípico".

Apesar do imbróglio, o homem não deverá ser penalizado pela posse da substância, caso tivesse recebido a droga. Em junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que a posse de até 40 gramas de maconha ou o cultivo de até seis plantas fêmeas caracteriza uso pessoal, e não tráfico.

Tópicos relacionados