Golpe da Inteligência Artificial: pai de influencer é vítima de bandidos

'Eu sou pessoa pública, né? A minha voz tá aí na internet. Então, se tem uma pessoa que é fácil de pegar, sou eu', declarou o influencer Dario Centurione ao Brasil Urgente

Felipe Garraffa

O Brasil Urgente mostrou na terça-feira (6) como criminosos utilizam a inteligência artificial para aplicar golpes, como a simulação da voz para enganar familiares e fazer transferências via Pix, como foi o caso do pai do influencer Dario Centurione. 

A Inteligência Artificial faz com que a voz seja copiada e com poucas alterações. O influencer, para simular a recriação, fez o teste e tentou enganar familiares. A reportagem do Brasil Urgente conversou com Dario Centurione para entender como foi ter a voz copiada por uma quadrilha. 

“Eu sou pessoa pública, né? A minha voz tá aí na internet. Então, se tem uma pessoa que é fácil de pegar, sou eu”, declarou o influencer Dario Centurione ao Brasil Urgente. “Ele tinha certeza que era a minha voz, porque é onde ele reconhece, minha voz é um pouco específica. Ele tinha caído nesse golpe, ele tinha lido as notícias que poderia acontecer”

Com o golpe, as quadrilhas roubam a imagem da vítima a partir de uma publicação na internet e aplicam o filtro e, com isso, tentam desbloquear aplicativos com reconhecimento facial, como de bancos. 

Os golpes com a ferramenta são novos e até as autoridades policiais estão sendo surpreendidas com os criminosos que se aproveitam da tecnologia. Porém, ferramentas já estão sendo desenvolvidas para prender os suspeitos. 

“O golpe através da clonagem de imagem, de voz ou de vídeo pode também pode ser evitada se receber um telefonema que você não tenha cadastrado como um contato seu, não atenda porque se for alguma pessoa querendo conversar com você sobre algo que seja relevante e importante, ela vai te mandar uma mensagem e você saberá quem é aquela pessoa”, informou o delegado Carlos Afonso. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.