A onda de choque causada pela explosão de um caminhão-tanque em um posto de combustíveis de Rio Claro (SP) atingiu casas em um raio de 15 km e deixou uma cratera de 1,5m no chão.
Pessoas que estavam no posto de combustíveis, às margens da Rodovia Washington Luís, filmavam os veículos em chamas pouco após a explosão. Motoristas corriam para tirar os caminhões antes que o fogo se espalhasse pelo posto.
A enorme bola de fogo foi vista em várias partes da cidade do interior de São Paulo.
Um vídeo gravado por um motorista logo após a explosão mostra que o fogo atingiu até o acostamento da rodovia.
Galeria de Fotos
Explosão em Rio Claro 1/4
O teto do posto também desabou e as bombas ficaram danificadas. Por sorte, o combustível do local não foi atingido. Mas 10 veículos que estavam estacionados no local acabaram destruídos pelas chamas.
“O trabalho vai ser de análise da estrutura, bem como das residências do entorno do ponto da explosão”, explica Niuro Luís Ribeiro, chefe técnico da Defesa Civil Municipal.
Ao todo 22 pessoas foram levadas para hospitais da região. Jovino Rocha de Andrade, de 51 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu. Outra vítima segue internada em estado grave.
Uma perícia preliminar indicou que o caminhão estava com um vazamento de carga e que o calor de uma pastilha de freio pode ter provocado a explosão. Um laudo definitivo deve sair em 30 dias.
A polícia também vai ouvir o motorista e testemunhas, além de buscar imagens de câmeras de segurança para determinar as causas do acidente.