Gianina Garcia Troche foi presa no Aeroporto de Madrid, na Espanha, por agentes da Interpol. Ela é esposa no narcotraficante uruguaio Sebastian Marset, um dos criminosos mais procurados da América do Sul.
Gianina foi detida ao tentar embarcar em voo e quando apresentou o passaporte os agentes perceberam que a mulher tinha um mandado de prisão internacional em aberto.
Segundo a investigação, Gianina e o marido, são acusados de integrar uma organização criminosa dedicada a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. A mulher presa na Espanha e que era procurada pela polícia internacional, agora deve ser extraditada para o Paraguai.
No país vizinho ao Brasil, de acordo com a polícia, Gianina abriu uma empresa para garantir os lucros obtidos com o tráfico internacional de drogas. Com a prisão, as autoridades tentam chegar à Sebastian Marset.
O narcotraficante conhecido como ‘o jogador’, devido a sua habilidade em campo, tinha uma vida de luxo em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde chegou a comprar um time de futebol.
As ligações com o esporte, de acordo com as autoridades, eram para tentar disfarçar a real atuação do uruguaio com o crime organizado. Ainda segundo as investigações, Marset tem ligação com o primeiro comando da capital.
Ele é apontado como o responsável por enviar ao Brasil boa parte da cocaína pura produzida na Bolívia e que depois é exportada para Europa pelo PCC. O grupo do narcotraficante segue na mira da polícia.