Esposa de traficante do CV causa polêmica ao visitar Ministério da Justiça

Mulher de 'Tio Patinhas', que financiou fuga em massa em Manaus, esteve em Brasília em comitiva de advogados

Por Caiã Messina

Esposa de traficante do CV causa polêmica ao visitar Ministério da Justiça
Esposa de traficante esteve no Ministério da Justiça
Reprodução/Brasil Urgente

A visita de Luciane Barbosa Farias ao gabinete do Ministério da Justiça se tornou polêmica após a descoberta de quem é o marido dela. A mulher de ‘Tio Patinhas’, bandido líder do Comando Vermelho participou de duas reuniões com a equipe da pasta e compartilhou fotos e vídeos em Brasília e já foi no Conselho Nacional de Justiça e até na Câmara dos Deputados. 

Luciane é presidente do Instituto Liberdade do Amazonas, entidade que presta assistência às famílias de pessoas no sistema prisional. Luciane afirmou em nota que ‘luta por garantir dignidade e direitos ao esposo e outros internos no sistema carcerário’. 

Ela já foi condenada por crimes como lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa, mas responde em liberdade. Em nota, negou ter envolvimento com o crime organizado. 

Quem é 'Tio Patinhas'?

Clemilson dos Santos Farias é suspeito de financiar uma fuga em massa de um presídio em Manaus e foi preso em dezembro de 2022. ‘Tio Patinhas’ é acusado de comandar uma disputa pelo controle do tráfico de drogas em território amazonense. 

As investigações indicam que ele sobreviveu a um atentado em 2015, encomendado pela Família do Norte, rival do Comando Vermelho em Manaus. Ele é um dos que ordenou o assassinato da esposa de um dos líderes da FDN em 2017. Tio Patinhas também foi condenado a 31 aos e sete meses de prisão por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.