A Polícia Federal prendeu Ivan Garcia Arruda, conhecido como 'Degola do PCC'. O criminoso, acusado de operar no alto escalão da facção criminosa, foi capturado em Sorocaba, no interior de São Paulo, durante operação da PF com a Polícia Militar e Ministério Público. Degola é apontado por operar o mega esquema de resgate de Marcola, chefe supremo da facção, que atualmente está preso em Brasília.
Segundo a investigação, 'Degola' foi escolhido para orquestrar o plano de resgate de Marcola no fim do ano passado. Ele ficou encarregado de recrutar criminosos que receberiam treinamento especializado para a ação, na Bolívia. No país, o bando iria receber treinamentos com armas automáticas e táticas militares.
O curso do crime seria ministrado por mercenários com alto poder de fogo, em ações parecidas com as do Novo Cangaço. A ideia era aperfeiçoar a tática e, além do resgate de Marcola, planejar ataques contra instituições públicas e autoridades de São Paulo.
Com a prisão de 'Degola', as forças de segurança começaram a desmontar esse quebra-cabeça. O criminoso tem várias passagens pela polícia por roubo, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e tráfico de drogas. O apelido vem da prática de executar rivais durante rebeliões no interior de Sâo Paulo.