Em reportagem pelo Brasil Urgente, o apresentador José Luiz Datena mostrou uma das áreas afetadas por um deslizamento de terra no litoral norte de São Paulo. Datena literalmente colocou o pé na lama e chegou a cair durante a reportagem, mostrando como é difícil a locomoção durante um escorregamento de terra como esses.
“Para você ter uma base, foi mais ou menos assim que as famílias e pessoas estiveram. O deslizamento dessa terra dura. É uma massa de Terra que você fica preso. Eu imagino o desespero dessas pessoas, para sair dessa massa de lama. Meu Deus. E foi assim que as pessoas morreram. A maioria morreu assim" disse o apresentador.
O apresentador se emocionou, pois essa foi a situação de muitas famílias afetadas na região. Datena descreveu a situação como impossível, principalmente para mulheres, crianças e pessoas de idade.
“Eu estou aqui, imaginando a agonia dessas pessoas tentando sair dessa tumba armada pela natureza. É impossível. No desespero, quando a lama vem, é impossível sair daqui. Imagine, crianças e mulheres. As pessoas de idade. É uma espécie de areia movediça” finalizou.