Criminoso aplica golpe milionário simulando voz e imagem de Datena

Com o uso de inteligência artificial, vídeo simulando pedido de doação feita por apresentador tem quase 1,5 milhão de visualizações nas redes sociais

Por Mark Figueredo

A Polícia Civil descobriu um esquema criminoso utilizando inteligência artificial para simular a voz e imagem do apresentador do Brasil Urgente, José Luiz Datena. Em um vídeo, com quase 1,5 milhão de visualizações nas redes sociais, a imagem falsa do jornalista pede doação para uma família, mas tudo não passa de um golpe. 

Nos comentários do vídeo, uma das internautas diz: "fiz minha parte com muito amor". Outro reclama do valor do medicamento pedido: “Datena, absurdo o valor desse remédio, tem diamante nele ou é máfia de laboratórios”. Para arrancar dinheiro da vítima, o golpista parece exigir até um valor mínimo para doação. 

O esquema criminoso foi descoberto em Itanhaém, no litoral de São Paulo, quando um investigador suspeitou da publicação e levantou os dados do suposto pai da criança. Através da apuração, o investigador descobriu que o pai era um golpista, foragido da Justiça. O dinheiro arrecadado com o golpe ia para uma empresa com CNPJ em Bauru, no interior de São Paulo, no nome do criminoso. 

A história usada para aplicar o golpe foi possivelmente inspirada em um caso real de uma criança de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Em 2021, os pais de uma bebê chegaram a fazer campanhas em redes sociais para arrecadar dinheiro para o tratamento da filha, que sofria com AME- a atrofia muscular espinhal. O medicamento zolgesma, considerado o mais caro do mundo, custava R$ 11 milhões.