A Polícia Civil deteve 18 jovens que causaram uma confusão na Zona Sul de São Paulo utilizando armas que utilizam munições de gel ao invés de munições reais. O grupo percorreu diversas ruas intimidando as pessoas e abordando vítimas como em um arrastão.
Todos do grupo, que foram flagrados por câmeras, tinham uma arma deste modelo. Eles perseguiam as pessoas, que não sabiam que tipo de armamento era. Na confusão, duas pessoas ficaram feridas, um homem foi atingido no olho e precisou ser levado para o hospital.
O grupo chegou a entrar em uma tabacaria e quando começou a ameaçar as pessoas, a polícia chegou. Das 18 pessoas levadas para delegacia, 6 eram menores de idade. Segundo os agentes, usar este tipo de arma fora de lugares legalizados pode configurar crime.
O uso das armas de gel se tornou mais comum em São Paulo. Em bailes funk, jovens usam os artefatos para fazer ‘guerras’. São noites marcadas pelo barulho ensurdecedor das motos e, agora, dos confrontos.
As armas, de cano longo e parecendo fuzis, são submetralhadoras de gel. Os moradores chegam a acreditar que estão diante de um confronto real e se ferem fugindo dos confrontos.