As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo, nesta segunda-feira (14), provocaram a queda de mais de 30 árvores e deixou a zona leste da cidade alagada.
“A situação na cidade de São Paulo hoje foi por conta dessas áreas de instabilidade e uma frente fria que passou jogada pelo litoral, que trouxe bastante umidade, calor. Consequentemente a gente teve a zona leste como a área mais atingida da cidade de São Paulo. Para você ter uma ideia, choveu na região de Itaquera 73 milímetros em quase três horas”, explicou Hassan Barakat, que é engenheiro do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
Hoje mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta para chuva forte e contínua em diversas regiões do estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (16). De acordo com o comunicado, instabilidades geradas por um sistema de baixa pressão atmosférica também favorecem a ocorrência de raios, ventos e granizo nas próximas 72 horas.
Alagamento deixa alunos e professores isolados em escola de Guarulhos
Segunda a Defesa Civil, há previsão de chuva acumulada elevada nas próximas 72 horas. A estimativa é de volumes aproximados de:
- - 100mm no Litoral Sul, Norte e na Baixada Santista
- 80mm na região metropolitana de São Paulo e em Campinas
- 70mm na região do Vale do Paraíba
- 60mm nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Vale do Ribeira e de Sorocaba.
- 50mm nas regiões do Presidente Prudente, Marília e em Itapeva.
Diante da previsão para os próximos dias, A Defesa Civil de São Paulo destaca a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.