Chanceleres de Brasil e Líbano discutem possível operação para resgatar brasileiros

Mauro Vieira e Abdallah Rashid Bou Habib se reuniram em Nova York, nos Estados Unidos

Por Caiã Messina

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu neste sábado (28) com o chanceler libanês Abdallah Rashid Bou Habib, em Nova York, nos Estados Unidos. 

Na conversa, eles discutiram sobre uma possível operação de repatriação de brasileiros que moram no Líbano. Cerca de 21 mil nacionais moram no país do Oriente Médio. A operação já tem sinal verde do presidente Lula. 

Segundo apuração da Band, Mauro Vieira recebeu garantia de que o deslocamento será permitido pelo governo libanês, mas a retirada seria feita pela Síria. A dificuldade seria com Israel, já que o país também precisa autorizar a saída do comboio brasileiro para não correr risco de que sofra algum ataque. 

Atualmente, o Ministério das Relações Exteriores colhe dados de brasileiros que moram no Líbano para uma possível operação de repatriação e, a partir disso, deve realizar um planejamento logístico. 

Existe a possibilidade do comboio brasileiro ser direcionado para Damasco, na Síria, ou uma base aérea da Rússia no país. Outra possibilidade, é que eles sejam retirados por navio do Líbano, seguiram para o Chipre, no mar mediterrâneo, e de lá voltariam para o Brasil. 

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.