A soldado Janine Ayala, uma brasileira que luta pelo exército de Israel na guerra contra o grupo terrorista Hamas, lamentou o sofrimento de mulheres e crianças em decorrência dos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. A declaração foi dada em entrevista ao Brasil Urgente, nesta terça-feira (10).
“Quando a gente ouve que o nosso exército fez uma operação dentro [de Gaza], eu, realmente, não consigo não pensar nas crianças e nas mães que estão com as crianças e que têm que sofrer com isso. Eu acho que qualquer pessoa, com um pouco de humanidade, sofre em pensar”, disse Janine.
Militar reservista convocada para o combate, Janine vive em Israel há 15 anos. No país, ela tem um filho, que está em segurança com o marido, na casa da sogra, de acordo com o relato para o apresentador Joel Datena. Para a brasileira, a guerra é um horror para os dois lados por culta do extremismo do Hamas.
“É uma guerra que eu nem sei como explicar o horror que é para os dois lados, quando a gente pensa que eles estão vivendo há tanto tempo sob esse regime islamista, fundamentalista, terrorista, que é o Hamas”, disparou a brasileira.
O maior ataque do Hamas contra Israel em 50 anos ocorreu no último sábado (7). Isso causou uma escalada de violência na região com uma resposta implacável do governo de Tel Aviv, superior do ponto de vista militar.