Uma escola foi tomada pelas águas das fortes chuvas que atingiram a cidade de Guarulhos, nesta segunda-feira (14). Alunos e funcionários da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Veloso ficaram ilhados no local e o Corpo de Bombeiros foi acionado.
Os agentes precisam utilizar um bote para chegar até o local, que foi tomado pelas águas. No entanto, os bombeiros avaliaram que ao invés de realizar o resgate imediato, a melhor opção é esperar o nível da água abaixar.
Em entrevista ao Brasil Urgente, o major Palumbo explicou que a decisão foi tomada depois de que os bombeiros verificaram a presença de cerca de 180 pessoas no pavimento superior da escola.
“A orientação é aguardar uma situação melhor e não expor as crianças. A água vai baixando aos poucos e com certeza nós vamos ter a melhor condição para a retirada de todos em segurança”, disse.
Chuva derruba árvores e deixa pontos de alagamento na zona leste de São Paulo
As fortes chuvas que atingiram São Paulo, nesta segunda-feira (14), provocaram a queda de mais de 30 árvores e deixou a zona leste da capital paulista alagada.
Segundo engenheiro do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas, Hassan Barakat, choveu 73 milímetros em quase três horas no bairro de Itaquera.
Segunda a Defesa Civil, há previsão de chuva acumulada elevada nas próximas 72 horas. A estimativa é de volumes aproximados de:
- - 100mm no Litoral Sul, Norte e na Baixada Santista
- 80mm na região metropolitana de São Paulo e em Campinas
- 70mm na região do Vale do Paraíba
- 60mm nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Vale do Ribeira e de Sorocaba.
- 50mm nas regiões do Presidente Prudente, Marília e em Itapeva.
Diante da previsão para os próximos dias, A Defesa Civil de São Paulo destaca a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.