O adolescente de 16 anos autor do atentado em duas escolas de Aracruz, interior do Espírito Santo, “demonstrava certa tranquilidade pelo fato ocorrido”, disse o coronel Márcio Celante, secretário de Segurança Pública do estado. A declaração foi dada ao Brasil Urgente deste sábado (26).
“Ele estava de cabeça baixa, demonstrava certa frieza, mas respondia muito pouco ou somente o que era perguntado, mas sem se estender muito. Demonstrava certa tranquilidade pelo fato ocorrido, pelas mortes que aconteceram, pelas pessoas feridas. Certa frieza a gente via no semblante dele, mas, como nós falamos, não podemos fazer um julgamento em cima desse comportamento”, informou o secretário.
“Agiu sozinho”
O coronel também relatou que, durante o depoimento, o menor disse que agiu sozinho e sem alvos específicos aparentes. Além disso, queixou-se de “tratamentos inadequados” por parte de alguns alunos há dois anos, quando começou a planejar o ataque.
“Ele fala, claramente, que agiu sozinho. Ele mesmo não soube responder por qual motivo naquela escola. Ele somente confirmou que, há dois anos ou três anos, quando houve esse tratamento inadequado por parte de alguns alunos com ele, a partir daquele ano, ele começou a planejar [o atentado]”, descreveu o coronel Márcio.
4 mortas
Ao todo, quatro pessoas morreram, três professoras e uma estudante de 12 anos. O óbito da última vítima foi confirmado na tarde de hoje. Quem repassou à informação foi o próprio secretário de Segurança do Espírito Santo, também em entrevista ao Brasil Urgente.
O ataque aconteceu na manhã de ontem, em duas escolas da cidade de Aracruz, uma particular e outra pública. Os disparos foram feitos por volta das 9h30 na Escola Estadual Primo Bitti e em uma escola privada que fica na mesma via, em Praia de Coqueiral, a 22 km do Centro do município.
Assassino apreendido
Horas depois do crime, o assassino foi identificado e apreendido. Ele é menor de idade e foi encaminhado para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo. Segundo a polícia, o adolescente de 16 anos vai responder por ato infracional análogo a quatro homicídios e a 10 tentativas de homicídio qualificadas.