20 anos de Brasil Urgente: prestação de serviço e informação de qualidade

O programa esteve presente em diversos momentos importantes do país

Carla Ramil

De dentro de um helicóptero, José Luiz Datena já abriu o programa, para mostrar de perto, a outra marca do brasil urgente: a prestação de serviços. 

É aqui que você, telespectador, descobre como está o tempo, o trânsito, as estradas, o transporte público, a economia, a saúde. A informação, ao vivo, sempre foi um diferencial, ainda mais em uma cidade como São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes.

Cobertura das chuvas em São Paulo

E um dos maiores desafios dessa metrópole é a chuva. O programa se tornou referência em mostrar pontos de alagamento na capital e na grande São Paulo, e assim, orientar quem está fora de casa ou quem precisa sair. 

Em fevereiro de 2020, depois de horas e horas de chuva, São Paulo amanheceu debaixo d'água. O congestionamento foi recorde e cidade parou. Dentro de um ônibus ilhado a mais de 3 horas, estavam Ana Clara, na época com sete anos, e a mãe. A garotinha estava atrasada para uma sessão de hemodiálise. 

O jeito foi pegar uma carona com o helicóptero águia da polícia militar, que levou a criança até o hospital. Ana Clara adorou a aventura, mostrada com exclusividade aqui no Brasil Urgente. 

Coberturas pelo Brasil

Mas não é apenas a chuva em São Paulo que vira destaque. As equipes de reportagem são deslocadas para onde a notícia está. Como aconteceu em recife, em julho do ano passado, quando 132 pessoas morreram em deslizamentos de terras. 

O mesmo ocorreu mês passado, no litoral paulista. A queda de barreiras matou muita gente que vivia em áreas de risco, em São Sebastião. Várias equipes foram enviadas ao local. 

Os problemas no transporte público também são mostrados aqui no brasil urgente. Se parou o transporte, parou a cidade.

Pandemia

Os anos de 2020 e 2021 foram dolorosos. Datena anunciava, aqui no brasil urgente, a pandemia de covid19. O número de mortes subia assustadoramente, assim como o desemprego e a fome em todo país. O sofrimento do povo foi mostrado todo dia. 

Milhares de pessoas, em desespero, enfrentaram horas em filas de bancos, para conseguir o auxílio emergencial. Muitas delas não foram beneficiadas pelo programa do governo. 

 Era quando Datena entrava em ação e cobrava as autoridades. Ministros, diretores da caixa e especialistas. Muitos casos foram resolvidos durante o programa. 

A vacinação trouxe a esperança de dias melhores, mesmo que para isso fosse preciso enfrentar muita fila para ser imunizado. 

Golpe do amor e quadrilhas do pix

Com o isolamento na pandemia, a procura por aplicativos de relacionamento cresceu e se tornou alvo do crime organizado. O golpe do amor fez muitas vítimas, principalmente homens, facilmente atraídos por quadrilhas especializadas em sequestro.

 O surgimento do pix também aumentou a violência. A ferramenta virou a modalidade de roubo mais usada pelos criminosos. 

E o comandante Datena coleciona grandes coberturas jornalísticas. A mais recente, em São Sebastião, no desastre provocado pelas chuvas no litoral paulista, onde muitas pessoas perderam a vida nos deslizamentos. O apresentador esteve no local. Sentiu na pele o sofrimento das vítimas e não conseguiu segurar a emoção.