O Brasil Urgente completa 20 anos nesta sexta-feira (10), com trabalho sério e bastidores agitados para trazer a notícia até a casa de milhões de brasileiros. Para o programa entrar no ar, o trabalho começa já no dia anterior. A equipe de pauta, sempre atenta aos principais assuntos do dia, decide, em reunião com a editoria executiva, o que pode virar notícia.
A reportagem especial, no vídeo acima, mostra onde as sugestões dos telespectadores chegam para a chefia e como os profissionais da central ajudam na apuração dos fatos, divulgados no programa. Já na chefia de reportagem, as equipes de externa recebem orientações do dia. A equipe de 11 repórteres fica conectada com as informações.
Com as pautas definidas, os repórteres ainda na redação, apuram mais detalhes sobre os assuntos que vão fazer. Enquanto isso, no almoxarifado, os cinegrafistas conferem o equipamento, checam drone, câmera, lentes, microfone.
Ao ter tudo pronto, é hora da ação. Os repórteres correm contra o tempo para levar a notícia até o telespectador, faça sol ou chuva. Com o material gravado, o trabalho fica por conta dos editores, que transformam imagens, entrevistas e texto. O produto final, você assiste aqui no Brasil Urgente.
A edição é uma verdadeira fábrica de notícias. São mais de 30 reportagens produzidas por dia. O programa, que nasceu com foco policial, ganhou uma linha voltada aos dramas sociais. Há 17 anos, Alfredo Tocci é editor do programa e sabe da responsabilidade de fazer parte da equipe.
“É sempre um desafio, é difícil, mas é gostoso porque não tem rotina. Cada matéria é um desafio. O programa contribui para as coisas ficarem melhor”, afirma.
Pela tarde, os repórteres se preparam para o trabalho ao vivo. O controle de links faz contato com equipes de externa, seja em São Paulo, no Brasil e no mundo. Para que tudo funcione, a supervisão vem do controle-geral, que coordena as unidades móveis de jornalismo, que dão suporte a quem está na rua.
Os repórteres de link trazem a notícia em tempo real, no momento em que acontece. Há 19 anos, Marcelo Moreira desempenha essa função. “Eu acompanho o Datena desde o esporte, já o admirava, é um privilégio fazer parte dessa equipe, dar esse serviço”, afirma. Antes de Datena chegar, a equipe de cenografia, limpeza, câmeras e a técnica deixam tudo pronto. 16h, o Brasil Urgente vai ao ar.
Já são 20 anos de Brasil Urgente sob o comando de Datena. Uma equipe unida, afinada e que trabalha com muita dedicação para levar até você, telespectador, a informação com a credibilidade do Grupo Bandeirantes.