O Brasil registrou mais mortes por dengue que por covid-19 em 2024, segundo dados oficiais dos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que isso acontece, desde o início da pandemia, em 2020.
De acordo com os números mais recentes, atualizados nesta quinta-feira (17), a dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, causou mais de 5,6 mil óbitos no país neste ano. Já a covid-19, doença causada pelo coronavírus, resultou na morte de mais de 4,9 mil pessoas.
Em termos de comparação, em 2023 houve 1.094 mortes por dengue e 14.785 por covid-19 no Brasil.
Ainda segundo os dados do ministério, São Paulo lidera a lista de casos prováveis de dengue, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná – juntos, os estados concentram mais de 87% das ocorrências.
A queda nas mortes por covid-19, segundo especialistas, pode ser explicada pelo avanço da vacinação no país. Já o aumento nos casos de dengue tem relação direta com as mudanças climáticas e as ondas de calor que cada vez mais atingem os estados brasileiros.
Vacina contra dengue
Diante dos números, a Fiocruz formalizou ao Ministério da Saúde um pedido de PDP, Parceria para o Desenvolvimento Produtivo, para produção nacional da vacina contra a dengue, a Qdenga.
O acordo com o laboratório japonês Takeda, responsável pela vacina, vai possibilitar a transferência de tecnologia para a produção do imunizante no país. Em nota, a Fiocruz informou que detalhes vão ser informados após a avaliação da proposta encaminhada.