Brasil recicla quase 99% das latinhas de alumínio consumidas em 2021

Foram mais 33 bilhões de latas recicladas em 2021 no Brasil

Da redação

O Brasil bateu recorde de reciclagem de latinhas de alumínio em 2021. O índice de reciclagem do material chegou a 98,7% e manteve o país no topo do ranking de países que mais reciclam no mundo esse tipo de embalagem.

Os dados foram divulgados pela pela Recicla Latas, entidade criada pelos fabricantes e recicladores de latinhas para aperfeiçoar o sistema de reciclagem das latinhas no Brasil. 

Em 2021, foram recicladas 415,5 mil toneladas ou 33 bilhões de unidades de um total de 33,4 bilhões de latinhas consumidas. 

Os dados revelam aumento na comparação com o período anterior, uma vez que, em 2020, o índice de obtido foi de 97,4%, com 391,5 mil toneladas de latas recicladas ou 31 bilhões de unidades. 

O setor tem mantido o patamar de reciclagem acima de 95% nos últimos 10 anos, evitando a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa e economizando o consumo de energia elétrica em 70% ao longo de todo ciclo de vida da Lata, o suficiente para abastecer por 1 ano todas as casas de um estado como Goiás.

Apesar dos excelentes resultados do setor de alumínio, a reciclagem de outros produtos largamente consumidos no país é baixa. O caso mais desafiador é o do plástico. 

Apesar de ser o quarto maior consumidor da matéria-prima no mundo, o Brasil recicla apenas 1,29% de plástico, segundo estudo da WWF Brasil com dados do Banco Mundial, divulgado em 2019.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.