O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quarta-feira (19) o envio ao Canadá de uma missão humanitária brasileira para ajudar no combate aos incêndios florestais que atingem o país desde março e se intensificaram a partir de junho. Decisão do Itamaraty atende pedido do governo canadense.
Segundo o governo brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela cooperação humanitária brasileira, irá coordenar a missão no Canadá.
Integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, a missão brasileira deverá atuar nas florestas mais afetadas do Canadá e permanecer no país pelo período de um mês.
Participam da missão profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Secretaria Nacional de Proteção, Defesa Civil e Força Nacional de Segurança Pública. Além das corporações de bombeiros de 20 estados e do Distrito Federal.
Cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM) e de outras repartições federais e estaduais.
“Por determinação legal interna do governo canadense, as despesas do Brasil com o envio da missão humanitária serão reembolsadas pelo país, que também oferecerá aeronave para o transporte dos especialistas brasileiros e de seus equipamentos”, informou o Itamaraty.