O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, fechou um acordo com autoridades italianas para reforçar o combate ao tráfico internacional de drogas. A conclusão das negociações ocorreu durante reunião com o diretor do Departamento de Segurança Pública e Chefe da Polizia di Stato da Itália, Vittorio Pisani.
Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo do acordo é fortalecer a coordenação e apoiar as atividades conjuntas de investigação no campo do combate ao tráfico de entorpecentes e precursores químicos, medicamentos contendo ingredientes ativos com ação psicoativa, cujo uso é considerado doping, além de Novas Substâncias Psicoativas.
"A cooperação é formalizada por meio do Memorando Operacional Antidrogas entre o Departamento de Segurança Pública do Ministério do Interior da República Italiana e a Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que será assinado durante a visita da primeira-ministra Giorgia Meloni ao Brasil, por ocasião do G20", explicou o ministro.
Na ocasião, o representante do governo italiano apresentou o modelo de coordenação entre as forças de segurança locais, tema de grande interesse brasileiro em vista do debate sobre a PEC da Segurança Pública proposta pelo ministro Lewandowski.
Ambos os países reafirmaram o forte interesse na atuação conjunta para o combate ao crime organizado transnacional. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, esteve presente nas negociações.