O Brasil e a Bósnia e Herzegovina vão sediar a 11ª cúpula do GlobalFact em 2024/25 — um encontro mundial de caçadores de fake news. Cada dia da cúpula terá apresentações com especialistas em jornalismo, academia, desinformação e tecnologia.
A conferência de 2025, no Rio, será feita, segundo publicação do Poynter Institute, com as organizações brasileiras de checagem de fatos Aos Fatos, conhecida por produzir ferramentas baseadas em tecnologia e investigações premiadas para combater a desinformação; Estadão Verifica, cuja equipe desmascara conteúdo suspeito que se torna viral nas mídias sociais e no WhatsApp; Agência Lupa, um site premiado que liderou a checagem inovadora de fatos sobre a pandemia do coronavírus e estratégias para a alfabetização midiática; e UOL Confere, o braço de checagem de fatos e verificação da maior empresa de conteúdo, tecnologia e serviços digitais do Brasil.
"Em um país frequentemente alvo das ondas de desinformação, estamos na vanguarda dessa batalha, armados não apenas com determinação, mas com inovação", disse ao Poynter Natália Leal, CEO da Lupa, representando todos os verificadores de fatos brasileiros.
"O número crescente de iniciativas de verificação de fatos no Brasil serve como prova de nossa resiliência, e ter o GlobalFact aqui será uma celebração, mas também um novo compromisso com a criação de novos caminhos e soluções para combater a desinformação."
Nova etiqueta para o celular
Atenção à nova etiqueta para o celular, segundo o jornal Washington Post.
1. Não faça voice mail. Muitos impacientes com mensagens de voz estão usando um aplicativo que as transcrevem para que as leiam. E a transcrição não é fiel, ainda. Mal-entendidos podem acontecer. Só use a voz quando quiser dizer a alguém: eu te amo.
2. Antes de ligar para alguém, mande mensagem perguntando: -Posso ligar?
3. Não atenda a uma chamada só porque alguém está ligando, principalmente se estiver num restaurante, ou no banheiro, ou numa reunião. O celular tem uma resposta automática para ser enviada, nos casos em que não se quer interrupção.
4. "Tudo o que exija nuances, como opiniões ou assuntos emocionais, melhor ser feito por telefone, incluindo discussões, pôr a conversa em dia ou estabelecer uma ligação a nível pessoal. As atualizações, a coordenação de planos ou qualquer outra coisa que seja mais simples e direta funcionam melhor por escrito. Se algo for complicado e se prolongar muito numa cadeia de texto, vá em frente e pergunte se podem falar", diz a netiqueta do Post.
5. Se não foi atendido, se não recebeu resposta sobre sua mensagem de texto avisando que ligaria, não envie e-mail. Se for urgente, indique, claramente, numa mensagem de texto.
6. Não use alto-falante em público.
7. Numa chamada de vídeo, dê atenção plena, e vá até o final, com o rosto todo na tela, e não só o nariz ou um dedo, ou meme.
8. O telefone não morreu. Ainda é, segundo a netiqueta do Post, "um maravilhoso meio de comunicação". Reforça as relações e diminui a solidão.
Novo carro
O carro conceito da Nissan é totalmente elétrico e esportivo pensado para o mercado europeu. Ele foi projetado em Londres, chamado Concept 20-23, é compacto e com luzes circulares para o trânsito diurno.
A Nissan tem um plano Ambition 2030, que prevê a introdução mundial de 19 veículos elétricos e oito veículos eletrificados.
Para a Europa, só está vendendo modelos híbridos e elétricos, incluindo o crossover Qashqai e-power, e o SUV compacto X-Trail, além do Nissan AriyaEV e a van elétrica Townstar.
Besouro Hitler
O raro besouro chamado Hitler, que vive cego em cavernas, foi descoberto pelo entomologista Oskar Scheibel, em 1933. Seu nome científico é Anophthalmus Hitleri, do grego "sem olhos", e do sobrenome de Adolf Hitler, que estava no poder na Alemanha.
O Washington Post informa que, de tanto coletado por neonazistas, o besouro está em extinção. Há uma proposta de mudar o nome dele.