Brasil deve apresentar nova resolução após veto dos EUA na ONU

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou para os Estados Unidos para participar de novas reuniões no Conselho de Segurança da ONU

Thalyta Almeida, Band Brasília

Apesar do veto dos Estados Unidos da proposta de resolução brasileira sobre o conflito entre Israel e Hamas no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o texto sai com avaliação positiva ao receber 12 votos de 15 possíveis. Por conta disso, o país deve apresentar uma nova proposta. 

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que vai tentar costurar o acordo com outros países para que esse texto que foi apresentado ao Conselho seja aprovado. 

Outra avaliação, além do veto dos Estados Unidos, é a aceitação dos 12 membros do Conselho de Segurança, como a China, que votaram a favor da resolução brasileira. A ideia é que o país reforce as conversas com os países que sinalizaram de forma positiva. 

Nos bastidores, alguns diplomatas afirmam que é importante seguir na tentativa de aprovação da resolução, que o Brasil tenha o papel de mediador porque é um país neutro em meio ao conflito, que poderia incentivar e dar mais força para as conversas relacionadas ao conflito. 

A proposta brasileira foi vetada pelos Estados Unidos nesta quarta-feira (18). Dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, doze países votaram a favor: Brasil, China, Albânia, França, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes. 

Para aprovar uma resolução na ONU, é preciso o apoio de 9 dos 15 membros e nenhum dos membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) pode vetar o texto.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais