Brasil confirma 16 casos de hepatite misteriosa

Causa da doença permanece desconhecida

Narley Resende

O Ministério da Saúde monitora 16 casos de hepatite aguda grave em crianças de seis estados brasileiros. 

A pasta investiga se eles têm relação com o misterioso surto de inflamação do fígado que atinge mais de 230 crianças de todo o mundo. A causa exata da doença permanece desconhecida.

São Paulo tinha seis registros até a noite dessa segunda-feira (10). Os outros casos são no Rio de Janeiro (5), Paraná (2), Espírito Santo (1), em Santa Catarina (1) e Pernambuco (1).

A doença preocupa os profissionais da saúde pela agressividade: cerca de 10% dos pacientes com esse tipo de hepatite precisam de um transplante de fígado.

A orientação é de que os profissionais da saúde notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito para investigação.

Sintomas como diarreia ou vômito e sinais de icterícia, condição que deixa a pele e a parte branca dos olhos amareladas, devem ser monitorados. Nesses casos, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) recomenda tomar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Esse cuidado também serve para evitar a transmissão de adenovírus, apontado como a hipótese mais provável para causa da hepatite misteriosa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais