Brasil condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia

Governo brasileiro emitiu nota em apoio ao presidente do país, Luís Arce

Da redação

Exército cercou o palácio do governo
Reprodução/Band

O governo brasileiro emitiu nota condenando a tentativa de golpe de Estado que ocorre na Bolívia nesta quarta-feira (26). O Exército boliviano tentou invadir e retirar do poder o atual presidente Luís Arce. Em nota, o governo citou que há “clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”. 

“O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia”, diz a nota. 

O comunicado cita que os fatos que ocorrem na Bolívia são “incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia”. Confira a nota completa:

"O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia".

Pelo X, antigo Twitter, Lula citou que a posição do Brasil é clara. “Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão”, escreveu Lula. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.