Notícias

Brasil condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia

Governo brasileiro emitiu nota em apoio ao presidente do país, Luís Arce

Da redação

Brasil condena tentativa de golpe de Estado na Bolívia
Reprodução/Band

O governo brasileiro emitiu nota condenando a tentativa de golpe de Estado que ocorre na Bolívia nesta quarta-feira (26). O Exército boliviano tentou invadir e retirar do poder o atual presidente Luís Arce. Em nota, o governo citou que há “clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”. 

“O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia”, diz a nota. 

O comunicado cita que os fatos que ocorrem na Bolívia são “incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia”. Confira a nota completa:

"O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país.

O Governo brasileiro manifesta seu apoio e solidariedade ao Presidente Luis Arce e ao Governo e povo bolivianos. Nesse contexto, estará em interlocução permanente com as autoridades legítimas bolivianas e com os Governos dos demais países da América do Sul no sentido de rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia e reafirmar seu compromisso com a plena vigência da democracia na região. Esses fatos são incompatíveis com os compromissos da Bolívia perante o MERCOSUL, sob a égide do Protocolo de Ushuaia".

Pelo X, antigo Twitter, Lula citou que a posição do Brasil é clara. “Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão”, escreveu Lula. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais