O Brasil vai assumir a presidência de três entidades globais neste segundo semestre que se inicia neste sábado (1°).
São eles: Mercosul; G20 e o Conselho de Segurança da ONU. O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um processo de integração regional conformado inicialmente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai ao qual recentemente incorporaram-se a Venezuela* e a Bolívia, esta última em processo de adesão.
Já o G20 é um fórum informal que promove debate aberto e construtivo entre países industrializados e emergentes sobre assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global.
O Conselho de Segurança é composto por 15 países-membros. Deste total, cinco têm assento permanente: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Todos os permanentes têm poder de veto.
O resto do órgão é formado por 10 membros não permanentes. A cada ano, cinco novos países são eleitos para compor o Conselho, que é a instância da ONU responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais.
Nos próximos meses, o presidente Lula tem viagens programadas para a Bélgica, onde participa da cúpula Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos); África do Sul, para a reunião dos Brics; e Estados Unidos, para a Assembleia da ONU.