A missão liderada pela ministra Tereza Crista, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acertou a abertura do mercado de carnes bovina e suína das exportações brasileiras para o Canadá. O impacto pode ser de até 150 milhões de dólares nos próximos meses. A informação foi apurada pelo jornalista Marcelo D’Angello.
O Canadá é um dos maiores importadores de carne bovina e suína, que tinha os Estados Unidos como os principais fornecedores. Com a missão do Mapa, o Brasil tem a possibilidade de abertura de um mercado que, só no ano passado, consumiu importações da ordem de 1,5 bilhão de dólares.
O Brasil é líder em exportação de carne bovina e frango, além de ser o quarto maior exportador de carne suína. A possibilidade de vender os produtos para o Canadá significa geração de emprego e mais divisas para o país.
Viagem ao Canadá
No fim de semana, a ministra Tereza Cristina viajou para o Canadá para buscar fornecedores de fertilizantes para o Brasil, já que a Rússia sofre sanções mundiais por causa da guerra na Ucrânia. O conflito no Leste europeu pode afetar a importação do produto por agricultores brasileiros.
A Rússia é um dos principais produtores de fertilizantes do mundo, além de ser o principal fornecedor do Brasil. A intenção da ministra é conseguir, no Canadá, uma quantidade maior do produto.